Sou de Belém do Pará e vi de perto a edição 2009 do maior evento da sociedade civil organizada. O tema era: Um outro mundo é possível. Quero destacar aqui o que mais me chamou a atenção no período do Fórum; quantas mudanças (e embelezamentos) minha cidade sofreu. É, fosse você torcia pra logo logo o Fórum acontecer aí onde você mora. Não sabe como tua cidade ia mudar.

Antes do evento o clima era de ansiedade e muito, muito receio. Os investimentos dos governos (municipal, estadual e federal) caminhavam com muita lentidão. Impressionante foi como em pouco (muito pouco) tempo Belém transpirava desenvolvimento e surgia como a melhor sede para o Fórum Social Mundial. Algumas pessoas até brincavam dizendo que as obras feitas para o Fórum viriam ao chão após a primeira chuva forte, tamanha foi a velocidade com que foram construídas. Felizmente não aconteceu.

Enfim, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, 135 mil pessoas e representantes de 150 países passaram pela capital do Pará e se dispuseram a dialogar e formular propostas para a construção de um mundo menos desigual. Objetivo esse do Fórum.

A importância de um evento tão grandioso que realize tantas atividades – mais de 2 mil – é inquestionável. Mas acredito que seja pertinente aqui uma crítica ou dúvida: o mundo se tornou mais justo após o Fórum Social Mundial? Como morador de Belém o resultado que vimos foram diversas construções (avenidas, portos, terminais rodoviários) que duvido muito que veríamos não fosse o evento.

E para os ativistas que passaram por Belém? O que será que levaram para seus países além das ervas do nosso mercado do Ver-o-Peso e lembrancinhas da cerâmica regional? Não desmerecendo o Fórum, não, não mesmo. Reunir negros, índios, europeus, americanos e asiáticos é uma experiência impar. E como alguns ativistas dizem, não é o evento que vai mudar o mundo, mas as pessoas. Ok, ok. Sabendo que a população do mundo todo é em media de 6 bilhões de pessoas, será que 135 mil cidadãos (que estiveram no Fórum) vão conseguir mudar as desigualdades e injustiças? Quero apenas levantar pontos, o debate deixo por conta de vocês, leitores.

Confira abaixo alguns números divulgados pela assessoria do Fórum e tenha idéia da grandiosidade do evento:

Todos os números do Fórum Foram registradas
135 mil participantes do fórum,
15 mil no acampamento da juventude
3 mil crianças em barraquinhas,
5808 As associações envolvidas
489 da África,
119 da América Central,
155 da América do Norte,
4.193 da América do Sul,
334 da Ásia,
491 da Europa,
27 da Oceania
2310 atividades.
4.830 eram voluntários, tradutores, técnicos e gestores do promotor para trabalhar por três dias
5.200 expositores nas lojas, na solidariedade dos espaços de exposições e restaurantes
200 eventos culturais
1000 artistas que organizaram desempenho
800 jornais de 30 países foram credenciados para o Fórum;
4.500 jornalistas, profissionais da comunicação e media livres,
2500, que trabalharam nas salas da Universidade de Belém.